quarta-feira, 29 de outubro de 2008

PRÁTICAS DE MANEJO E CONSERVAÇAO DO SOLO

I- AUMENTO DA COBERTURA VEGETAL DO SOLO
II- AUMENTO DA INFILTRAÇAO DE AGUA NO PERFIL DO SOLO
III- CONTROLE DO ESCORRIMENTO SUPERFICIAL


I- AUMENTO DA COBERTURA VEGETAL DO SOLO

O aumento de cobertura vegetal do solo se da através de: culturas e de resíduos culturais.

1-PRODUÇAO VEGETAL- esta diretamente relacionado ao aumento de produção,quanto maior a produção, maior será a quantidade de biomassa produzida, assim protegendo o solo contra a erosão.

2-POPULAÇAO DE PLANTAS- usar espaçamentos adequados,constituir uma população espacial,adequando o espaçamento linear e entre as plantas, assim cobrindo o solo em menos tempo,evitando o impacto da gota da chuva. Adequando o espaçamento diminui a infestação de ervas e erosão.

3-CALAGEM- uma calagem adequada possibilita o maior aproveitamento do potencial produtivo. Há um maior desenvolvimento de raízes e aproveitamento de nutrientes e água.

4-ADUBAÇAO MINERAL- a adubação mineral é imprencidivel,principalmente a nitrogenada e fosfatada. Através da adubação há aumento na produtividade e cobertura vegetal do solo.

5-ADUBAÇAO VERDE- nas entressafras em que o solo fica a mercê das intempéries, deve-se usar adubação verde da época. Técnica para obtenção de cobertura vegetal durante um maior período,alem disso aumenta a fertilidade e melhora as condições químicas físicas e biológicas do solo.
VANTAGENS: -produção de biomassa
-controle de erosão
-aumento de produção
-redução de ervas daninhas (efeito alelopático)
-redução dos custos com adubação nitrogenada,reciclagem de nutrientes,herbicidas e custos operacionais.

6-ROTAÇAO DE CULTURAS- produção de maior biomassa em diversas épocas do ano, desde que as culturas que se deseja implantar não necessitam de outros equipamentos e infraestrutura, aumentando o custo e que os preços dos produtos escolhidos para intercalcar sejam satisfatórios.

7-PREPARO DO SOLO- considerado o item de maior importância no controle de erosão. Deve-se ter muito cuidado no momento de escolher o equipamento para preparo do solo. Os equipamentos munidos de dentes contribuem para o controle de erosão,já os de disco não são tão eficientes no que se diz respeito ao controle de erosão. Outro parâmetro que devemos analisar é época de preparo do solo. Devemos dar preferência para as épocas de estiagem ou que não ocorram chuvas torrenciais.
No preparo do solo devemos levar em conta:
-equipamentos adequados
-rotação de culturas
-rotação de preparo de solo utilizando equipamentos diferenciados
-não usar fogo
-preparar o solo com umidade adequada

8-CONTROLE DO MATO- pode ser utilizado roçadeira no verão sem que o revolvimento do solo e a utilização de produtos químicos no inverno, sempre deixando cobertura morta sobre o solo.
9- COBERTURA MORTA- protege o solo do impacto da gota da chuva,aumenta a infiltração,reduz a variação de temperatura do solo,incorpora matéria orgânica e melhora a estrutura da camada superficial.

II- AUMENTO DA INFILTRAÇAO DE AGUA NO PERFIL DO SOLO

A infiltração de água no solo varia de acordo com: textura,estrutura, porosidade,estabilidade de agregados, grau de cobertura vegetal,rugosidade e selamento superficial,sendo que este ultimo, se dá através do impacto da gota da chuva e as outras se da através do preparo do solo.

III- CONTROLE DOESCORRIMENTO SUPERFICIAL

1-PREPARO DO SOLO E PLANTIO EM NIVEL- o preparo do solo adequado com plantio em nível reduz em ate 50% a perda de solo,e 30% as perdas de água e nutrientes através do escorrimento superficial.

2- ENLEIRAMENTO EM NIVEL- é um método que pode ser adotado em pequenas propriedades, onde as áreas são de tamanho reduzido, utilizando restos de culturas enleirados em linha,espaçados adequadamente para controlar o escorrimento.

3-FAIXAS DE VEGATAÇAO PERMANENTE- método que tem grande capacidade de retenção de água,usando alguma gramínea plantada em linhas de nível por dentro da lavoura, podendo também ser estabelecida nos terraços.

4- CORDOES EM CONTORNO- este método é mais utilizado em áreas de fruticultura ou culturas permanentes.

5- TERRACEAMENTO- considerada a técnica mais utilizada no controle de escorrimento. Construído de forma correta controla ate 87% das perdas de terra e 12% das perdas de água.
Para que tenha ótima eficiência, deve estar associada e dimensionada para atender as condições de cada terreno como: cobertura vegetal, adubação verde, declividade, infiltração,tipo de solo, cultura a ser introduzida e tipo de terraço a ser construído.

6-CANAIS ESCOADOUROS E DIVERGENTES- são construídos para controlar o excesso de água da chuva,destinando-a para córregos permanentes de forma segura e sem erosão. Possuem as seguintes finalidades:

-desviar a enxurrada de cabeceiras de voçorocas;
-reduzir o comprimento de rampa em terrenos não terraceados ou estruturados em faixas de rotação;
-desviar as águas de chuvas próximas às construções e instalações rurais
-proteger as áreas planas das áreas mais altas do processo errossivo
-conduzir a enxurrada formada nas estradas,que causam erosão nas glebas marginais
-proteger áreas cultivadas em baixadas sujeitas a inundações ou problemas de drenagem e sedimentação;

7-PRATICAS COMPLEMENTARES -são praticas que devem ser utilizados juntamente com todas as outra praticas de controle de escorrimento superficial e erosão;

-readequaçao de estradas
-caixa de captação de água pluvial
-localização de construções e benfeitorias rurais
-controle voçorocas
-açudagem
-correção de cercas
-localização de pontes,aterros e drenagem etc.

Nenhum comentário: